Passaporte ou identidade?

Publicado em 02/04/2012 por

Sempre bate aquela dúvida para os passageiros de primeira viagem, ou até de quem já circulou bastante pelos nossos vizinhos: eu realmente preciso de passaporte para viajar para fora do país?


Depende. Há um acordo com alguns países do Mercosul que permite que você viaje utilizando apenas a sua carteira de identidade – somente o RG, e não outro documento como CNH. Tirando as Guianas, você pode cruzar as fronteiras do Brasil normalmente, podendo ir para Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela.

A questão é que não existe informações muito precisas quanto a outras regras, como a necessidade da carteira ter menos de 10 anos da data de emissão, ou se a foto é antiga, ou se ela não está em bom estado. Ou seja, você fica sujeito a pessoas que podem estar despreparadas para esse tipo de situação.

Dito isso, você PODE sim viajar com a sua carteira identidade para esses países. Mas é muito recomendável fazer logo um passaporte para não passar por esses perrengues. Sem contar que é muito mais chique ;)

Esta entrada foi publicada em Dicas de primeira viagem e marcada com as tags: . Adicione o link permanente

Um comentário sobre “Passaporte ou identidade?”

  1. Katiane disse:

    Simmmm, com certeza o passaporte, inclusive para o países do Mercosul. Sem o passaporte, fique sabendo, você não consegue trocar dinheiro em nenhum lugar.

Deixe um Comentário